terça-feira, 20 de agosto de 2013

"Call of Duty Zombies: Zumbis nazistas e uma trilha sonora lotada de 115"

Há muitos jogos bons de matar zumbis por aí. "Killing Floor", "Left 4 Dead", "Dead Island" e até o jogo da série "The Walking Dead"... E também, desde 2008, quando foi lançado o jogo "Call of Duty: World at War" - a mais recente versão do jogo a se passar na Segunda Guerra Mundial - conhecemos uma experiência nova em zumbis: "Call of Duty: Zombies".

"Zumbis nazistas?! Na lua?!" - bom, não é bem isso, mas o modo Zombies consegue dar uma bela viajada em sua história, nada "canon" com a história dos CoD's que acompanha - imagem do que mostra o modo - fan-made, via Cassie Carnage's House Blog.

O modo veio pela primeira vez como um modo secreto no Call of Duty: World at War, sendo liberado uma vez que o jogo é completado. A ideia básica é estar preso num lugar e ser atacado por hordas de nazistas zumbificados, enquanto conseguindo dinheiro, comprando armas melhores e liberando novas áreas.

O modo também conta com um "modo de história", que é tão complexo que terei de contar resumidamente. Em CoD: WaW, o modo Zombies ela revolve em torno de quatro pessoas de diferentes nacionalidades - o Marine americano Tank Dempsey, o soldado japonês Takeo Masaki, o russo Nikolai Belinski e o "cientista maluco" Dr. Edward Richtofen - e seus encontros com os "zumbis", que na verdade são pessoas que, em experiências de um grupo chamado de "935" entraram em contato com o temido elemento "Ununpentium" - chamado de "115".

O modo apareceu em outros "CoD's" - todos da Treyarch até agora, para ser exato. Ou seja, o "Call of Duty: Black Ops" e até o recente "Call of Duty: Black Ops 2" contém o modo também, totalizando 17 mapas em todos os três jogos. Nessas adaptações para os jogos seguintes, o modo apresentou novos personagens, localidades, armas e vantagens, mas sempre explorando a linha da história do 115.
-> Por exemplo, no "Black Ops", a fase Five tem como personagens principais figuras importantes do cenário da Crise dos Mísseis em Cuba, de 1962, incluindo o presidente americano à época JFK, o candidato a presidente Richard Nixon, o secretário de defesa Robert McNamara e até ninguém mais, ninguém menos do que Fidel Castro!

Da esquerda para a direita, McNamara, JFK - com uma SPAS 12 -, Fidel Castro - com o típico charuto - e Richard Nixon. Todos no Pentágono, prontos para acabar com alguns zumbis. É-pi-co - imagem via Wikia Call of Duty.

-> Além disso, as armas foram adaptando-se aos jogos que o acompanhavam. Por exemplo, no Zombies de Black Ops II, nada de MP-40's: o negócio são KAP-40's e HAMR's. E no Black Ops... adivinhem... AK-47!

"Zombies" também apresenta uma variedade de mapas e armas que podem ser considerados... excêntricos. Como a exploração do 115 também deu na criação de sistemas de teletransporte, máquinas do tempo e vários usos em armamentos, temos:
-> Mapas que vão desde praias japonesas (CoD:WaW) à cinemas nazistas, até as cidades de teste nuclear americanas e à Alcatraz! (ambas em CoD:BO2, com novos personagens em Nuketown 2025 e mafiosos em Alcatraz). Sem nem falar nos personagens da Segunda Guerra dando uma visitinha à base do grupo 935 na Lua!

Zumbi cosmonauta... ferrou... - via Call of Duty Wikia

-> E nas armas temos as esquisitíssimas "Wonder Weapons" que podem ser obtidas, com muita sorte, via uma misteriosa caixa que sorteia armas aleatórias por 950 créditos. Incluem armas laser (Ray Gun), armas de raios (Wunderwaffe), armas congelantes (Winter's Howl"), "de-zumbificadores" (VR-11), entre outros. Sem nem falar no sistema patenteado de "Pack-a-Punch", que, por 5000 créditos deixa sua arma customizada e com um poder de fogo ampliado.

"Wonder Weapons" - das que citei, temos a Ray Gun (1ª linha, 1ª coluna), a Wunderwaffe DG-2 (à direita do macaquinho), o VR-11 (embaixo da Wunderwaffe) e a Winter's Howl (última da primeira linha). Elas as outras estão prontinhas para transformar seu zumbi habitual em uma grande pilha de nada. - via Youtube.

Ahh, e falando em Pack-a-Punch, temos também "bebidas" que, como por mágica, conferem aos jogadores habilidades especiais - pois lutar contra zumbis que te matam em dois tapas é bem punk. São as chamadas "Perk-a-Colas".

Na imagem, uma linha de Perk-a-Colas fan-made. Da esquerda para a direita:
Mule Kick (permite carregar 3 armas ao invés de duas)
Stamin-Up (aumenta a stamina do jogador)
Quick-Revive (no multiplayer, diminui o tempo gasto para reviver alguém caído em 1.5x. No single, revive o jogador)
Juggernog (confere resistência extra)
Speed Cola (aumenta velocidade de recarregamento)
Double Tap Root Beer (aumenta cadência de tiro)
PhD Flopper (a cada queda gera uma pequena explosão ao redor do jogador)
Deadshot Daiquiri (que reduz o recuo das armas)

Bom, então esse é basicamente o modo Zombies do Call of Duty. Sei que muitos daqui devem conhecer já... mas o motivo real para eu criar esse post foi os Easter Eggs do jogo... mais precisamente...

OS EASTER EGGS MUSICAIS:

Dentro das 17 fases do modo Zombies, temos uma vasta gama de "easter-eggs" secretos. Desde alusões a personagens passados, à outras fases e até ursinhos de pelúcia... ursinhos estes que muitas vezes ativam os que, na minha opinião, são os melhores easter eggs: os musicais.

As trilhas incluídas em cada fase - encontradas aqui - geralmente necessitam ser ativadas por meio de vários "rituais".

Todas foram produzidas pelo editor de som da Treyarch Kevin Sherwood, em parceria com vários artistas. Suas letras contam a história do jogo, dando dicas sobre fases que viriam após.

 
Esse cara... é O cara - Kevin Sherwood, via Call of Duty Wikia


E seus instrumentais conseguem trazer às partidas o clima ideal para matar zumbis de olhos brilhantes e sedentos por... cérebros - ou quase. Ah! E vários cantores já participaram delas, então temos contribuições ilustres...

-> A cantora mais "clássica" do modo zumbi é a versátil e super fodona
Elena Siegman. Sua voz esteve presente nos Nazi Zombies de CoD WaW e no Black Ops Zombies de CoD:BO. Pode-se dizer que ela cantou o caminho para as outras faixas que seguiram.

-> A banda Avenged Sevenfold contribuiu com a música "Not Ready to Die" para o Black Ops Zombies - eles que também contribuiram para o Call of Duty Black Ops 2 [spoiler]

-> E também a contribuição especial da cantora que quase todo fan die-hard de Skyrim conhece... Malukah! - que contribuiu para um dos mais novos mapas de Zombies ("Buried", o novo DLC de CoD BO2) emprestando sua linda voz em: "Always Running" e "Where are we Going?"

Na minha opinião, todas essas músicas são ultramente épicas e merecem uma ouvida. Ah, aliás, também sugiro:
- De Elena Siegman: "115" (O exato elemento zumbificador!) e "Pareidolia" (nomeado a partir do fenômeno da pareidolia, de enxergar coisas onde não era pra ter - como a cara de Jesus numa torrada)

- De Clark S. Nova: "Carrion" (carne putrefata em latim... tem algo mais badass que isso?)

Curtiu? Tem algum CoD Zombies? Então pegue a listinha ali de cima e cace os ursinhos!

Pegue todos!

Artigo escrito por Ed.

UPDATE:

A música-easter-egg do novo DLC para o modo Zumbi em Call of Duty: Black Ops II, chamada "Origins", já saiu! Elena Siegman está de volta e tá cantando junto com a Malukah e o Clark S. Nova! Você tem que ouvir! "Archangel"

Nenhum comentário:

Postar um comentário