quinta-feira, 18 de julho de 2013

"Assassin's Creed IV: Perfeição ou Encheção de Linguiça?"


(Imagem do jogo Assassin's Creed IV: Black Flag.)

O novo jogo da franquia muito conhecida, Assassin's Creed, que trouxe à produtora Ubisoft muitos prêmios, tem criado debates entre os fãs dos assassinos: será que vale a pena continuar com a história fantástica, que mistura acontecimentos históricos com a Ordem antiga, ou parar por aí, pois está ficando repetitivo e enjoante?


(Será que a receita de mostrar as mortes de personagens reais do ponto de vista da Ordem não está ficando sobreusada? - "Momentos Finais de Cesare Borgia", via Assassin's Creed Wikia.)

Vendo pelo primeiro ponto de vista, o qual apoia a continuação, o jogo proporciona conhecimentos gerais, que vai de uma Geografia quase que real até uma história em que maior parte de seus acontecimentos existiram. Porque ser aliado de um dos piratas mais procurados da época, o Barba Negra, não é para qualquer um, né?

File:General History of the Pyrates - Blackbeard the Pirate (1725).jpg
(Convenhamos, estar do lado de um dos maiores piratas da História é bem legal, não é? - imagem: Edward Teach, o Barba Negra - via Wikipedia)

O jogo também proporciona aventurar-se no mar aberto, vivendo como um verdadeiro pirata - que já havia sido mostrado no jogo anterior quando o personagem Connor controlava o navio Aquila e recebeu feedback positivo da maioria dos jogadores.

Mas por outro lado, alguns fãs estão saturados com o jogo. Assassin's Creed IV: Black Flag é o sexto jogo da série - excluindo as versões de PS Vita - e mantém os mesmos controles, os mesmos meios de escalar prédios e árvores e os mesmos ataques que seu primeiro jogo, de 2009. Talvez uma inovação nos movimentos do próximo assassino caia bem, eh?

O Caso das Baleias

Recentemente, o último jogo também trouxe um pouco de controvérsia. O grupo de direitos dos animais PETA ("People for the Ethical Treatment of Animals") criticou as cenas do jogo onde havia a caça às baleias. Em resposta, a Ubisoft, aclamada na E3 pelo anúncio do jogo, disse:

"Assassin's Creed IV: Black Flag é um trabalho de ficção que descreve eventos reias que aconteceram durante a Era Dourada dos Piratas. Nós não toleramos a caça ilegal de baleias, assim como também não toleramos o estilo de vida pirata, com má higiene, pilhagens, sequestro de navios e o deboche alcoólico ilegal sem limites"
(Screenshot do jogo mostrando baleias. Uma pena que a caça de baleias tenha ocorrido, mas é um fato histórico. Fazer o quê? - via t3.com)

Mas, enfim, a continuação da saga dos Assassinos em busca dos "pedaços do Éden" irá depender dos fãs e de inovação dos controles, já que as histórias, desde o primeiro jogo, são fiéis aos acontecimentos históricos verídicos.

E, pessoalmente, se depender de mim, essa franquia vai longe: por que não um Assassin's Creed: Revolução Industrial?

[artigo proposto e criado por AMaster. Revisão e formatação por Ed]

Nenhum comentário:

Postar um comentário